Na semana passada, a prefeitura de Porto Alegre lançou uma campanha para o dia das mulheres, contudo o que era para ser uma comemoração transformou-se num protesto nas redes sociais. Nessa intenção de parabenizar nós, mulheres, a prefeitura escreveu frases como "Só uma mulher sabe o drama que é estragar a unha logo após sair da manicure", além de "Só uma mulher sabe o prazer que é tirar o salto alto no final do dia!", entre outras. Muitas mulheres julgaram essa atitude machista. Eu admito que estou até agora ver o lado machista. Sim, todas nós conquistamosgrandes vitórias comparando com 50, 40 ou 30 anos atrás.
Mas não podemos negar que sim só nós sabemos o que é sentir cólica, mirar-se no espelho ver o cabelo volumoso e não saber controlá-lo. Só nós sabemos o que é juntar um monte de mulher, todas falando ao memso tempo e por incrívelq ue pareça nos entendermos. Sabemos que quando começarmos a chorar e se estamos de maquiagem borramos... Entre outros "nós sabemos". E sei que muitas que tiverem a oportunidade de ler isso, estaram pirando. Porém, será tão difícil admitir que sim somos mulheres e passamos por probleminhas banais típicos nossos? Podemos sim sermos motoristas de caminhão, jogadoras de futebol, juízas de futebol, trabalhar na construção civil, delegadas, cobradoras de ônibus, mecânicas, garis, químicas industriais, generais do exécito, presidentes da República e tantas outras profissões as quais antigamente eram rotuladas masculinas, porém continuarmos femininas.
Podemos ser tudo o que quisermos, embora não necessitamos deixar a sensibilidade, o senso prático, o estilo mãezona para exercê-los. Não precisamos citar aqui nossa capacidade de ser mãe, esposa, trabalhadora (ops lembrei), contudo será que não estamos deixando de lado o "ser mulher"? Já mostramos ao mundo o que somos capazes. Todos sabem nossa facilidade de sermos muitos papéis, logo ninguém nos pediu que para fazê-los necessitavámos deixar o nosso lado mulherzinha.
Eu posso fazer tudo que desejo, além disso posso continuar fazendo drama, chorando com final de novela/filme, enlouquecer na TPM, quebrar uma unha e me zangar, brigar com meu cabelo, fazer noite das meninas, andar de salto e me sentir poderosa, balançar com um olhar masculino e meu ego subir, sonahr com casamento, perguntar se estou gorda, não saber o que vestir, passar uma noite em claro preocupada, amar comprar uma bolsa ou um sapato, querer que ele me proteja. Nada disso vai desmerecer nossos esforços! Posso ser tudo, mas acima de tudo SER MULHER.

Nenhum comentário:
Postar um comentário